A pandemia pegou muitos negócios de surpresa. Os que não estavam prontos para fechar as portas temporariamente, correram contra o tempo para vender online com o aumento da demanda1 e continuar na ativa. Quem já contava com um e-commerce, como a Lojas Lebes, sentiu o impacto da falta de proximidade que só o atendimento frente a frente proporcionava. Mas com a ajuda do Facebook e da Bornlogic, a varejista aplicou o conceito de Gerentes Digitais para continuar a atender seus clientes de perto – e à distância.
A história da empresa começou em 1956, no interior do Rio Grande do Sul, em São Jerônimo. Em pouco tempo a varejista se multiplicou e virou uma rede presente em mais de cem cidades no estado e em Santa Catarina. Mas mesmo com uma loja online montada, um dos pontos mais fortes da marca sempre foi um estabelecimento cheio de clientes e consultores mostrando suas variedades em eletromóveis, moda e tecnologia. Com a pandemia, tudo mudou.
Antes de começar, cada uma das mais de 160 filiais já havia ganhado uma página no Facebook, mas sem adesão significativa dos gerentes. O primeiro passo de Lebes durante a pandemia foi mudar isso, distribuindo uma parte do orçamento dedicado ao marketing para que cada loja pudesse investir na divulgação da filial e dos produtos. Além disso, todas as páginas passaram a mostrar o endereço da loja física para facilitar a identificação.
Ao invés de apenas reproduzirmos os conteúdos da página principal, conseguimos criar materiais específicos para os nossos clientes, trazendo a campanha da rede para a realidade de cada morador. Com isso, temos a liberdade de oferecer produtos similares ao que a rede trabalha, mas que, naquele momento, façam mais sentido para a nossa comunidade.
— Filial de Porto Alegre (Restinga), RS
Conteúdos produzidos: +45 mil
Média diária: +250 conteúdos postados
A marca começou, assim, a descentralizar o marketing tradicional abraçando o conceito de Gerentes Digitais. A ideia dessa abordagem é fazer com que os gerentes tenham mais autonomia na comunicação da loja que atendem. A medida pode ajudar nas vendas, já que o responsável leva em conta o que está disponível nos estoques de sua loja, comunicando as ofertas de forma mais assertiva.
Além disso, o programa ainda incentivou a participação de consultores para a geração de conteúdo nas plataformas. Cada gerente, com seus respectivos times, pôde pensar e criar publicações que, para eles, fizessem mais sentido para atrair os moradores da região e postar em suas Páginas do Facebook.
Este projeto foi uma das principais formas de atrair os clientes, especialmente no auge da pandemia. Com a ajuda da ferramenta, aprendemos e aperfeiçoamos o nosso processo de vendas, através das campanhas online das filiais e do WhatsApp Business, o que gerou ainda mais fluxo para a loja física.
— Otelmo Drebes Jr, Diretor de Marketing, Vendas e RH da Lojas Lebes
Com o Gerentes Digitais, conseguimos impactar um maior número de clientes, tanto do município quanto das cidades próximas. Além disso, a facilidade em direcionar os clientes para o WhatsApp por meio dos anúncios também tornou o relacionamento mais humanizado e ágil, além de abrir novas oportunidades de vendas, a partir do envio da revista digital mensal, das novas campanhas e ofertas.
— Filial de Charqueadas, RS
Engajamento: +21,3 milhões
Mensagens recebidas no WhatsApp pelas campanhas no Facebook: +35 mil
O uso da plataforma trouxe mais visibilidade para Lebes. A loja ganhou mais de 229 mil novos seguidores nas páginas das filiais. Esse crescimento também colaborou com a divulgação de notícias e medidas de segurança em relação à pandemia com compartilhamento dos decretos locais e das situações de cada município, assim como também dicas de higiene.
Fonte: Facebook