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11 de março de 2022

Parceria entre Lojas Lebes e app Oto empodera equipe de vendas

A Lojas Lebes, varejista do sul do país, implantou em mais de 240 lojas o Oto, aplicativo que cria soluções, a partir de dados de compras online e offline, para empoderar o vendedor da loja física e impulsionar as vendas do varejo. O processo acontece por meio de Inteligência Artificial que capta as informações dos clientes já existentes na base da loja e, a partir de estratégias de relacionamento estruturadas pela área de CRM Marketing, gera campanhas que mais se adequam ao perfil dos compradores.

Em 2020, o app fez 155 mil sugestões de campanhas para a Lebes, que inicialmente aderiu a 19%. Isso representava apenas 0,8% na venda geral da empresa. Hoje, o cenário mudou, a rede varejista identificou o quanto a solução poderia agregar e passou a utilizar a ferramenta em 100% das lojas físicas, disponibilizando informações estratégicas para mais de 1.200 vendedores.

De agosto a novembro de 2021, 90% das recomendações de campanha geradas pelo app foram executadas pelos colaboradores da Lebes, o que representa mais de 300 mil clientes contatados e 106 mil compras realizadas. No balanço geral de 2021 (entre janeiro e dezembro), a varejista realizou uma média de 15 campanhas, com 2,5 milhões de recomendações de clientes, que representou uma receita atribuída a venda de 16%.

A plataforma que dá protagonismo para vendedores de lojas físicas e fortalece as marcas, por meio de uma ferramenta que centraliza dados dos múltiplos canais, foi a aposta da Lojas Lebes, uma das primeiras a aderi-la. Ela gera uma visão única do consumidor e leva ações e atividades para o vendedor executar de forma personalizada com cada cliente. “Buscávamos uma maneira de humanizar e levar tecnologia para o varejo e a nossa equipe de vendas. Encontramos no Oto o parceiro perfeito para isso, já que o app alia a inteligência artificial ao empoderamento do vendedor, permitindo que os dados de clientes, que antes ficavam sob visualização apenas da área de crédito, chegassem às mãos daqueles que realmente entendem e sabem do que o cliente precisa. Antes, não sabíamos se o esforço gerado para a segmentação de clientes era aproveitado nas lojas físicas, pois não tínhamos o controle de contatos e métricas eficientes que permitissem agilidade nos resultados”, explica Otelmo Drebes Jr, diretor de Marketing, Vendas e Gente & Gestão da Lebes.

Além dos números expressivos, entre os principais ganhos da rede destacam-se a capacidade de entregar os produtos certos no momento relevante para cada cliente e a transformação digital aplicada na prática no ponto de vendas, colocando informações importantes na mão do vendedor, com toda estratégia e suporte necessário da área de CRM da Lebes. “Ampliamos a capacidade de relacionamento com o consumidor e conseguimos gerar uma experiência omnichannel por meio de dados. Com isso, tornamos o consultor de vendas mais ativo e preditivo e a visão do gerente mais estratégica”, conta o diretor da Lebes.

A tecnologia proporciona ainda melhoria na experiência do cliente, aumentando a fidelização, recorrência de compras e consequentemente os lucros das marcas. “As marcas precisam reavaliar o papel das lojas físicas e dos vendedores, deixando de ser apenas pontos físicos para integrar as estratégias omnichannel, empoderando os vendedores e agregando ainda mais valor na experiência de compra. As perspectivas são que cada vez mais, a loja física passe a ter um papel de maior protagonismo na relação com o cliente, não se limitando ao momento em que ele está dentro da loja. Isso significa uma quebra de barreiras de setores internos, entre o digital e o físico. Seguramente, a Lojas Lebes está à frente desta transformação, desbancando, inclusive, grandes varejistas com capital aberto”, finaliza Guilherme Bohnen, diretor executivo do Oto.

 

Fonte: Portal Press

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